Cultura variada para todos!

"Sherlock" - 1ª temporada

12/10/2014 14:12

De uns tempos para cá as séries vêm caindo no gosto popular. São histórias das mais variadas, como Supernatural, The Big Bang Theory, Two and a Half Man, Glee e etc; e estas só melhoram com o passar dos anos. Essa melhora se torna mais perceptível se compararmos, por exemplo, “Um Maluco no Pedaço” e “Two and a Half Man”. São ambas séries de humor, mas a forma de trabalho dos produtores foi se aperfeiçoando com o tempo e isso provocou mudanças nos formatos antes conhecidos.

 

No meio desse mar de opções sempre existem algumas que se destacam e até se tornam menos acessíves para o público. Um exemplo disso é a série “Sherlock”.

 

Aqui irei falar sobre a primeira temporada, mas antes vamos fazer um resumo do que é a série.

 

“Sherlock” é uma série britânica que narra como seriam as aventuras de Sherlock Holmes e John Watson em pleno século XXI. A primeira temporada foi lançada em 2010 e conseguiu várias criticas positivas devido ao fiel retrato dos personagens e também por causa do excelente enredo da história, que não fica só preso aos livros de Sir Conan Doyle.

Os produtores tiveram a sensibilidade de deixar nos protagonistas as características principais de cada um, porém as adaptando para o mundo conteporâneo.

 

Sherlock Homes é um consultor detetive brilhante e um tanto quanto excêntrico. Ele não trabalha por dinheiro e sim pelo desafio que seus casos proporcionam, pois só assim ele consegue manter sua cabeça funcionando. Gosta de jogos de estratégia e é nesse ponto que entra o combate com  seu inimigo Moriarty. Ambos duelam em jogos de poder para ver quem é o melhor, sem se importarem com as vidas que estão em risco.

Um particularidade do personagem original que foi mantida na série é o fato de Holmes não saber que a Terra gira em torno do Sol, pois segundo ele isso não é importante e não irá ajudar a resolver nenhum caso.

 

John Watson é o único amigo de Holmes e também seu companheiro de trabalho. Assim como na história original, Watson é um ex soldado que teve que se afastar do exército devido a um ferimento na perna.

Assim como na versão do Conan Doyles, Watson mantém um relato das aventuras de Holmes. Esses relatos são divulgados em um blog criado pelo doutor afim de matar seu tempo ocioso (na história original Wtason escria em livros).

 

A 1ª temporada

A Study in Pink” é uma adaptação do primeiro romance escrito por Sir Conan Doyle, “A Study in Scarlet”. Esse episódio mostra como Holmes e Watson se concheceram e como começaram a morar e trabalhar juntos.

A primeira investigação os leva a uma sequência de mortes que a primeira vista parecem ser suicídios, mas que logo se mostram ser uma série de assassinatos.

 

The Blind Banker” começa com Holmes sendo contratado por um antigo conhecido para investigar um assalto ao banco em que trabalha. Durante o desenvolver da história algumas mortes começam a acontecer de forma semelhante, o que cria um padrão.

Holmes e Watson partem para descobrir o motivo das mortes e o que significam os sinais deixados pelo assassino.

 

The Great Game” é o último episódio da primeira temporada. Esse episódio marca a primeira aparição do principal inimigo de Holmes,  Jim Moriarty.

Moriarty obriga Holmes a resolver uma série de casos sem aparente ligação e caso o detetive não o faça, ele irá começar a explodir diversas bombas espalhadas por Londres. O Final desse episódio será a base para o início da temporada seguinte.

 

A série “Sherlock” é excelente e consegue prender os fãs do inicio ao fim, porém não é muito acessível a todos.

A história é complexa e o rápido raciocínio de Holmes pode fazer com que os espectadores menos atentos se percam no meio do processo. Outra coisa que pode afastar algumas pessoas é a duração dos episódios. Todos têm cerca de 90 minutos.

Pesquisar no site

Contato

Cultura Variada