Cultura variada para todos!

Como as Gigantes Caem - Jim Collins

29/10/2014 12:09

Diante do devastador cenário de excelentes empresas que caíram, Jim Collins começou a se perguntar: Como as gigantes caem? O declínio pode ser detectado a tempo e evitado? Quanto uma empresa pode cair antes de a trajetória em direção à ruína se tornar inevitável e inabalável? Como as empresas podem reverter esse processo?

Neste livro, Collins confronta essas questões e oferece aos líderes e esperança de que é possível impedir o declínio e, caso isso ocorra, reverter essa trajetória. O projeto de pesquisa de Collins – que levou mais de quatro anos para ser concluído – revelou cinco estágios de declínio.

 

Para quem não conhece Jim Collins, vai um resumo sobre quem ele é.

 

Jim Collins

James Collins (1958 – Boulder – Colorado) é um consultor empresarial, palestrante e escritor americano especializado em Sustentabilidade e Crescimento Empresarial. Collins é colunista das revistas Harvard Business Review, Business Week e Fortune, além de ser autor de diversos livros sobre o desenvolvimento das empresas. Seus livros mais conhecidos são Feitas para Durar (Built to Last), Empresas Feitas para Vencer (Good to Great) e Como as Gigantes Caem (How the Mighty Fall).
Collins é frequentemente convidado a ser consultor de negócios em empresas que estão passando por processos de expansão ou declínio. Ele foi um dos consultores envolvidos no processo da fusão das cervejarias Inbev e Anheuser-Bucsh dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles.

 

O Livro

“Como as Gigantes Caem” (How the Mighty Fall) é um livro baseado no resultado de anos de pesquisa e estudos encabeçados por Jim Collins e sua equipe de pesquisadores. O livro mostra através de dados reais como as grandes empresas falham no processo de expansão e manutenção de seu estado e quais são os estágios que levam a esse declínio.

O trabalho de Collins é baseado nas perguntas: o declínio pode ser percebido e evitado com antecedência? Até onde pode falhar uma companhia antes que o caminho se torne inevitável? As empresas podem reverter esse estado?

No final a conclusão que se chega é toda e qualquer empresa, não importa seu tamanho, pode e vai cair em algum momento da sua história. A questão levantada é se há a possibilidade de recuperação.

Durante o livro ainda são mostrados alguns exemplos de empresas que começaram o processo de queda e conseguiram voltar ainda mais forte, alcançando novamente o status de excelente.

 

Esse livro é indispensável para quem quer seguir na área de ADM, seja como aluno, gestor ou até mesmo como um empreendedor. Aqueles que não se encaixam nesses “quesitos” também podem ler o livro para saberem como funcionam as grandes corporações.

É recomendado que antes de ler “Como as Gigantes Caem”, vocês leiam os livros informados no início do artigo como forma de conhecer o autor e processo de crescimento antes da queda.

 

Livro: Como as Gigantes Caem
Editora: Elsevier CAMPUS
Autor: Jim Collins
Preço: 46,80 no site da Saraiva.

 

Pesquisar no site

Contato

Cultura Variada