Cultura variada para todos!

Eric Clapton & Steve Winwood Live From Madison Square Garden

16/10/2014 18:47

Os “CD e DVD Eric Clapton e Steve Winwood - Live from Madison Square Garden” (Duplo) é uma coletânea registrada a partir de três shows realizados no Medison Square Garden em 2008.

 

Para quem não conhece o Steve Winwood, aqui vai uma breve história de sua brilhante carreira:

 

Steve Winwood é um cantor e multi-instrumentista britânico mais conhecido por seus trabalhos nas bandas “Blind Faith” e “Traffic”.

         - Blind Faith foi uma banda de 1968 formada por Steve Winwood, Ric Grech, Ginger Baker e Eric Clapton (ambos ex-Cream). A banda lançou apenas um álbum (com o mesmo nome da banda) em 1969 no qual se destacam as faixas “Had to Cry Today”, “Can’t Find My Way Home” e a gospel “Presence of the Lord”.

         - Traffic foi uma banda de 1967 formada por Steve Winwood, Jim Capaldi, Chris Wood e Dave Mason. A banda tem uma discografia grande e tem como maior sucesso a canção “Dear Mr. Fantasy”.

 

 

O álbum.

 

O álbum “Live from Madison Square Garden” é um álbum duplo gravado durante três apresentações realizadas no famoso MSG (Nova York) em 2008.

A dupla Winwood/Clapton fizeram um longo show recheado de sucessos das carreiras de Clapton e Winwood, além de covers de outros artistas como Jimi Hendrix. As apresentações foram os primeiros concertos da dupla em cerca 40 anos.

A banda realizou uma verdadeira obra-prima, onde todos os instrumentistas desfilaram suas habilidades de forma extremamente impressionante.

Steve Winwood é um artista de certa forma injustiçado, pois não é muito conhecido por aqueles que não são fãs de blues-rock. Ele possui uma das mais belas vozes que uma vez surgiu no cenário musical e além de cantar como poucos, ainda é um guitarrista acima da média e um tecladista fenomenal.

Eric Clapton dispensa qualquer apresentação. Com uma carreira impecável, o Slow-Hand foi membro das bandas “Yardbirds” (foi o primeiro guitarrista da banda e principal responsável por seu sucesso. O Yardbirds mais tarde trocaria de nome e sob o comando de Jimmy Page, passaria a se chamar “Led Zeppelin”), “Cream” e a super banda “Derek and the Dominos” (responsável pela gravação do álbum Layla and Other Assorted Love Songs). E claro sua carreira solo que é repleta de sucessos.

Clapton deu um show à parte, mostrando porque já em 1966 era chamado de “God” (Deus) e conseguindo extrair o máximo do que é uma Stratocaster.

 

O Show.

 

O show começou com o sucesso da extinta Blind Faith, “Had to Cry Today” com seu riff característico. Já na primeira faixa encontramos Clapton e Winwood alternando as guitarras. Excelente.

 

Depois vamos passando por canções de gênios do blues/rock como J.J Cale até chegarmos na sexta faixa do primeiro disco.  “Presence of the Lord” é tocada e cantada de forma incrível. Winwood assume o vocal e é acompanhado pelos backings de Clapton.

 

No fim do primeiro disco ainda temos “Tell the Truth” do grupo Derek and The Dominos.

 

O segundo disco já começa com uma canção da Cale, “After Midnight”.

 

A partir da faixa 5 do segundo disco temos a melhor parte do show.  A própria canção nessa faixa, “Little Wing” é o ponto alto da apresentação. Uma versão que não é possível descrever em palavras e só quem fechou os olhos para escutar a música sabe como ela alcança o interior das pessoas.

 

A guitarra de Clapton chora nessa canção.

 

A faixa 6 é “Voodoo Chile”, também de Jimi Hendrix. A guitarra de Clapton mais uma vez se destaca.

 

Na sétima canção temos a belíssima “Can’t Find My Way Home”. Nessa faixa Winwood tem uma performance vocal excelente.

 

A penúltima música, “Dear Mr. Fantasy” é canção maior de Winwood. Uma canção de sua ex-banda (Traffic) que mais o representa. Aqui é possível entender porque ele é um Hall of Fame. Simplesmente sublime.

 

Por último temos o clássico de J.J Cale, “Cocaíne”. Essa é uma das interpretações mais famosas de Clapton. Com seu riff característico, a dupla encerra o show de forma perfeita. Os teclados de Winwood são um destaque a mais.

 

Esse é um show para amantes de blues-rock e para aqueles que apreciam um instrumental bem tocado.

É recomendado que você não pule para as canções mais famosas, mas aprecie todo o show.

 

Clique aqui para ver o show.

Pesquisar no site

Contato

Cultura Variada