Cultura variada para todos!

Resumo "O Gênio do Crime"

13/10/2014 12:45

O Gênio do Crime é o primeiro livro da Turma do Gordo, do autor João Carlos Marinho. O livro foi lançado em 1969 pela editora Brasiliense e após 40 anos ainda se mantém como referência na literatura infanto-juvenil. O livro possui algumas sequências como “O Caneco de Prata”, “Sangue Fresco” e “Berenice Detetive”.

Em 1973, o livro ganhou uma versão para o cinema com o nome de “O Detetive Bolacha contra o Gênio do Crime”. Filme dirigido pelo diretor Tito Teijido.

 

A história base do filme gira em torno de um concurso de álbuns de figurinhas que está acontecendo em São Paulo. Como em todos os concursos do gênero, existem as figurinhas fáceis e as que são mais raras, e quem conseguir completar o álbum ganha alguns prêmios.

O desenrolar do livro começa quando uma fábrica clandestina passa a produzir as figurinhas raras e as vender de forma livre pela cidade, o que causa uma série de problemas para o Seu Tomé, dono do concurso.

A partir daí os protagonistas do conto, Edmundo, Pituca e Bolachão entram como detetives e passam a investigar quem são os contrabandistas e quem é a mente por trás da fábrica clandestina.

O problema é que a Turma do Gordo se depara com um verdadeiro gênio do crime. Um homem extremamente inteligente que possui diversos recursos para despistar os investigadores. É nesse momento que os garotos começam a se destacar, pois eles usam métodos de instigação totalmente diferentes do comum (como a investigação de trás para frente, sugerida pelo Bolachão).

Mais à frente ainda aparecem Berenice que se junta aos garotos para descobrir quem está falsificando as figurinhas e famoso detetive invicto John Smith.

 

Personagens:

 

Bolachão: É o personagem principal dos livros. Segundo sua mãe tem uma saúde de ferro e nunca ficou doente. É alto com cabelos compridos.

 

Edmundo: É o mais corajoso da turma e está junto com Pituca e Bolacha desde o começo.

 

Pituca: É o personagem mais engraçado do grupo. Está na turma desde o primeiro livro.

 

Berenice: É a namorada do Bolachão, embora seja mais nova do que ele. Aparece desde o primeiro livro

 

Gênio do crime: É o vilão do primeiro livro. É extremamente inteligente e consegue imitar diversos bichos.

 

Mister John Smith Peter Tony: Um detetive escocês conhecido por ser o Detetive Invicto. Aparece no primeiro livro para ajudar o Seu Tomé a descobrir quem estava por trás das falsificações.

 

Em suma é um livro extremamente divertido e consegue prender a atenção de quem está lendo. Embora seja um livro infanto-juvenil, ele consegue atingir leitores de todas as idades se tornando assim um clássico da literatura brasileira.

 

Autor: João Carlos Marinho
Ilustrações: Mauricio Negro
Número de Páginas: 128
Preço: R$ 29,00

Pesquisar no site

Contato

Cultura Variada