Cultura variada para todos!

Vik Muniz e o Lixo Extraordinário

17/10/2014 17:57

Vicente José de Oliveira Muniz ou Vik Muniz é um fotógrafo mundialmente conhecido por seus experimentos e trabalhos com mídias e materiais.

“Lixo Extraordinário” é um documentário que relata o trabalho do artista Vik Muniz com catadores de lixo do aterro de Cariacica – RJ.

 

A ideia de Vik era mostrar a realidade das pessoas que eram "tão insignificantes quanto o lixo que pegavam". Ao chegar lá, ele acabou envolvendo-se com as pessoas que participaram do documentário, com suas dificuldades e histórias de vidas.

Foi quando aconteceu uma fatalidade...

O lixão funcionava como um cooperativa de catadores de lixo e todo o dinheiro arrecadado com a venda dos materiais recicláveis era dividido igualitariamente com seus membros. Porém o lixão foi assaltado e os bandidos levaram todo o dinheiro que lá tinha.

É ai que entra em cena o fotógrafo Vik Muniz.

Ele começou fotografar as pessoas do lixão, e reproduzir as imagens no chão de um galpão onde os próprios cooperados montavam as fotografias com os materiais que eram recolhidos.

Após terminar a peça, Muniz fez alguns contatos e conseguiu organizar um leilão para vender as fotos e assim reverter esse dinheiro para a Cooperativa.

Ao termino do trabalho, Vic chamou as pessoas fotografadas para acompanha-lo no leilão que foi realizado em Milão.

Porém seu envolvimento com a ação causou problemas em sua vida pessoal e acabou por gerar atritos entre ele e sua esposa, pois ela achava que os catadores não tinham estrutura psicológica para encarar tal realidade. Onde iriam experimentar uma vida de glamour e dinheiro, o que seria momentâneo.

Mesmo com esses problemas, Vic seguiu com o projeto e além de conseguir mais de 200 mil dólares com um só quadro, ele pôde mudar a vida dessas pessoas e ao contrário do que sua esposa pensava, isso motivou os cooperados a entenderem que eles tinham a capacidade de mudar de vida e sair de onde eles estavam.

 

No final do documentário é mostrado o antes e depois de cada personagem dessa história, e como suas vidas mudaram para melhor.

 

 

Por: Robson Lopes

Pesquisar no site

Contato

Cultura Variada